Empreendedorismo e educaçao
Para falar em organização de um ambiente educacional, é preciso pensar antes em que formação se quer promover, porque cada detalhe dessa formação estará diretamente relacionado com o planejamento desses detalhes, envolverá alunos, educadores, direção, funcionários, a experiência de cada um, a história da instituição, os objetivos que se pretende alcançar e a disposição dos que serão atingidos por essa formação.
O planejamento é um instrumento essencial na elaboração de qualquer plano, projeto ou trabalho educacional. Esse planejamento deve-se nortear pelo comprometimento do grupo com os objetivos da instituição, e não ser um processo individual em que cada educador de forma dissociada toma uma direção, pois desse modo a instituição jamais atingirá o resultado esperado.
É possível uma instituição, por mais que possua um objetivo único e claro, unificar tantas partes em um todo, na busca de um mesmo objetivo, em que cada parte planeja sua ação visando a atingir um resultado pensado por todos?
Planejar deve ser uma ação que promova sempre inovação pedagógica e, por mais que a administração enfrente obstáculos que dificultem e/ou desmotivem o ato de planejar, o grupo não pode perder de vista os rumos que a instituição deseja traçar. Promover a inovação deve ter como princípio básico não apenas a motivação de educandos e educadores, mas o atendimento de suas necessidades e das necessidades da comunidade. Para formar uma comunidade educacional preocupada com a qualidade do resultado, é preciso uma comunidade comprometida primeiramente com o processo de construção desse resultado, o que torna o planejamento imprescindível. O processo dessa construção precisa ser democrático se quer ser verdadeiramente de qualidade, precisa então da participação de todos os envolvidos no processo, todos precisam ser ouvidos e contribuir no planejamento de cada ação, para o cumprimento de cada objetivo. A participação da