Empreendedorismo Sustentável como diferencial competitivo
Ser sustentável, ao contrário do que muitos pensam, vai além de preservar a natureza apenas, envolve promover equilíbrio ambiental, econômico e social. Existe uma ideia distorcida de que aplicar o conceito sustentabilidade é complexo e “custa caro”, um mito que leva o pequeno empreendedor a pensar que não possui estrutura para fazê-lo. No entanto, a implantação de tal prática pode ampliar substancialmente a margem de lucro, aumentar o valor das empresas, marcas, produtos e serviços. Veja mais detalhes nos conteúdos ao final deste artigo.
A preocupação demasiada com os lucros tende a “atropelar” oportunidades de crescimento, principalmente, quando se trata de MPEs, já que o empreendedor acaba por acumular funções e responsabilidades. Nestes casos, a melhor solução é buscar ajuda especializada junto a consultores, órgãos ou instituições direcionadas. Além das diversas ferramentas gratuitas, como as disponibilizadas neste artigo, um investimento no modelo de gestão sustentável pode ser a chave para aumentar a vantagem competitiva da empresa e torná-la mais estratégica e rentável.
É tempo de rever conceitos, mapear e redefinir atitudes e trajetórias, pois além da gravidade da presente crise, a concorrência está cada vez mais acirrada, o que requer medidas de efeito duradouro.
Um exemplo simples é a troca de equipamentos por outros com baixo consumo de energia. Inicialmente, parece um “gasto inviável”, mas que em pouco tempo é pago pela própria economia proporcionada. E após o