Empreendedorismo Por Que Empreender
Antonio P. B. Braga (*)
Sagra Consultoria em Vendas
Recife – PE
Brasil
sagracv@terra.com.br
O sonho de muita gente é deixar de ser empregado e passar para o grupo dos empreendedores. Mas o que é ser empreendedor e quais as condições necessárias para o sucesso de um empreendimento?
Os empreendedores são pessoas capazes de executar o que se propõe com muita vontade, determinação, competência e uma boa dose de ousadia. Têm desempenhos diferenciados dos profissionais comuns, de modo a se destacarem facilmente em tudo que fazem. Não medem esforços para atingir seus objetivos. São dotadas de várias qualidades que as credenciam para o sucesso e são conscientes de que só se chega lá à custa de muito trabalho e dedicação.
São pessoas decididas, corajosas, capazes de correr riscos calculados, focadas, persistentes, otimistas, que estão sempre identificando oportunidades e agindo, entre outras características. Mas será que todas as pessoas que pensam em empreender possuem tais qualidades? Ou será que muitas imaginam que apenas o simples fato de passarem para o outro lado fará mudar automaticamente de atitude?
Quando se parte para um empreendimento, a tendência é começar pequeno e trabalhar duro para crescer gradativamente, como tem sido a história de grandes empreendedores.
Portanto, geralmente se inicia no mercado fazendo parte do grupo das micro e pequenas empresas (MPEs). Grupo este de significativa importância na economia do país, mas não valorizado pelos governantes. Os entraves burocráticos são grandes, a carga tributária é elevada e os recursos financeiros, além de escassos, são caros, impossibilitando a realização do sonho de muita gente.
De acordo com dados do Sebrae, as MPEs representam 99,2% dos empreendimentos do
Brasil e são responsáveis por 60% dos empregos existentes. Geram 57,2% de empregos anualmente e contribuem com 20% do PIB nacional. Em contrapartida, muitos desses empreendimentos morrem cedo, conforme a mesma fonte, ou seja: 49,4%