empreendedorismo por necessidade
Para entendermos o que é ser um empreendedor, usaremos dois definições na qual, após pesquisas se encaixaram melhor em nosso entendimento sobre o assunto, são elas: “O empreendedor é o agente do processo de destruição criativa.
É o impulso fundamental que aciona e mantêm em marcha o motor capitalista, constantemente criando novos produtos, novos mercados e, implacavelmente, sobrepondo-se aos antigos métodos menos eficientes e mais caros “ (Joseph Schumpeter, 1949, economista que tornou popular a palavra empreendedorismo) e “ É aquele que faz acontecer, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização “ (José Dornelas, 2001), sendo assim, ser um empreendedor é ser um sonhador, alguém que busca algo que fuja do convencional, que quebra paradigmas, altera conceitos, corre riscos, e tem ousadia para sair da zona de conforto.
Empreender por necessidade x oportunidade
Agora que entendemos o que é ser um empreendedor, destacaremos um pouco mais sobre aqueles que empreendem por necessidade e por oportunidade. Os empreendedores que abrem seu próprio negócio por necessidade são aqueles que, na sua visão,não possuí opções de trabalho, esta desempregado, e para continuar com o seu sustento e sustento de sua família, se aventuram em abrir um negócio próprio, na maioria das vezes sem nenhum planejamento. Até a alguns anos atrás, mais precisamente no ano de 2002, as pesquisas feitas pelo GEM (Global Entrepreneurship Monitor), mostravam que este tipo de empreendedor era maioria no país, que segundo a própria pesquisa, empreender por necessidade, tenderia a ser maior nos países em desenvolvimento.
As empresas abertas por necessidade tendem ao fechamento, pois sem o planejamento adequado e inovações que o mercado pede conforme o tempo, e a quantidade de concorrentes, essas empresas não conseguem se manter no mercado por muito tempo. Segundo o IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e estatística), quase metade das empresas