Empreendedorismo no Brasil
AUGUSTO RICARDO TISCHLER ZVOBOTER
EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
Três de Maio
2013
AUGUSTO RICARDO TISCHLER ZVOBOTER
EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
Elaboração do Trabalho de Pesquisa
Para aprovação no componente curricular de Teoria Econômica
SETREM
Professor: Paulo César Zimmermann da Silva
Três de Maio
2013
INTRODUÇÃO
Definir empreendedorismo não é uma tarefa muito simples, ainda mais que no Brasil, este, pode ser considerado uma novidade, já que o tema se popularizou no país apenas a partir da década de 90. Esta popularização, deve-se ao fato do processo de privatização de grandes estatais e pela abertura do mercado interno para concorrer com o mercado externo. Uma das grandes importâncias do empreendedorismo no Brasil, talvez seja gerar empreendedores que ajudam o país a crescer e dê a oportunidade de novos empregos, mais renda e mais investimentos.
EVOLUÇÃO E NÚMEROS DO EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
O Empreendedorismo no Brasil, ganhou forma a partir dos anos 90, quando a abertura de economia ajudou a criar entidades como o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e SOFTEX (Sociedade Brasileira para Exportação de Software). Antes disso, o empreendedorismo no país era desconhecido e a criação de pequenas empresas limitada, pois o ambiente político e econômico não era propício. Mas isso não quer dizer que não existiam empreendedores nesta época. Muitas pessoas que tinha mais visão de mercado, atuaram de forma “heroica”, sem conhecerem termos específicos da área empresarial. Há exemplos de histórias de sucesso que ajudaram no crescimento da economia no país.
Com a entrada em vigor da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em 2007 e da Lei do Microempreendedor Individual, em 2008, o empreendedorismo ganha destaque ainda maior. Em