Empreendedorismo feminino
FLÁVIA REGINA ALVES DE SOUSA
RESUMO
O empreendedorismo feminino na universidade Gama Filho – Piedade é um tema que aborda o empreenderismo dentro da universidade contribuindo para a produção de conhecimento sobre gênero no aporte do empreendedorismo.
O problema no referido artigo é estudar as características pessoais, profissionais e empreendedoras das alunas e seu entendimento sobre empreendedorismo e mostrar porque as universitárias estão se tornando empreendedoras.
O tipo de pesquisa é Científica, com método quantitativo de análise, a fim de investigar o empreendedorismo feminino nesta universidade.
Como resultado alcançado, buscou características comportamentais empreendedoras, revelando que as universitárias apresentam as habilidades necessárias à ação empreendedora, mas não são motivadas de ambição e necessidade de poder e status para exercer a sua capacidade empreendedora e conclui-se que desenvolveram suas habilidades para a liderança e provaram que são capazes tanto quanto os homens na realização de qualquer que seja a tarefa.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Empreendedorismo feminino; Mercado de trabalho; Mulheres Empreendedoras; Desafios.
INTRODUÇÃO
A partir de 1980 vem crescendo o interesse pelo tema empreendedorismo. Isto se deve, principalmente, ao fato de que o empreendedorismo tem sido considerado uma importante prática para o desenvolvimento.
Nesse contexto, outro elemento que revela a metamorfose atual do/no mercado é o aumento da participação feminina. O crescimento consistente da presença das mulheres na esfera econômica demonstra um movimento diverso daquele tradicionalmente verificado na sociedade até então. Não se trata apenas de episódios de ingresso no mercado de trabalho para complementar a renda familiar, embora essa motivação esteja também presente, especialmente quando se consideram as sucessivas crises da economia brasileira e as altas taxas de