Empreendedorismo exercício 1
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA
Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações – FCT
Curso de Engenharia da Computação
Disciplina: Empreendedorismo e Plano de Negócios
Professor: José Thadeu Paulo Henriques
Aluno:Wendel Miler Silva da Silva_Data18/05/2015
1. De que forma o estudo de Adam Smith contribuiu para a Administração?
R: A Teoria da Divisão do Trabalho de Adam Smith, o qual defende que o processo de produção deveria ser especializado, bem como o trabalhador, e isto aumentaria a produtividade dele e da linha geral de produção, foi uma das maiores contribuições para a Administração.
Seu estudo influenciou e fundamentou o que se tornaria mais tarde Administração Científica.
2. Explique o foco dos estudos de Frederick Taylor.
R: O foco dos estudos de Taylor era elevar o nível de produtividade, conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar o custo de produção.
3. Explique qual o foco dos estudos de Henri Fayol
R: Os estudos de Henri Fayol caracterizam-se pela ênfase na estrutura organizacional de uma empresa, e pela busca pela máxima eficiência. Também é caracterizada pelo olhar sobre as organizações gerenciais e operacionais, bem como na direção de aplicação do topo para baixo (gerencia para produção).
4. Explique o foco dos estudos de Max Weber
R: O foco dos estudos de Weber defende a padronização da rotina de trabalho nas empresas. O modelo proposto pela Teoria das Organizações se aplica não somente a fábricas, mas também a todas as formas de organização.
5. Por que os estudos de Mary Parker Follet são tão atuais?
R: Follet foi pioneira ao introduzir o conceito de circularidade na interação entre seres humanos. O que se entende por circularidade são a confrontação e jogo livre na exposição das ideias em uma discussão aberta. Há uma integração das diferenças. Surgindo um conflito, as soluções só podem ser encontradas somente com a participação de todas as