empreendedorismo do futebol
Uma partida de futebol começa muito antes dos jogadores entrarem em campo. Na verdade, ela tem início antes do próprio campeonato começar, com o planejamento estratégico dos dirigentes, escolha do elenco, definição de objetivos e verificação dos recursos disponíveis para atingi-los.
Sem contar a magia que o futebol tem para proporcionar emoções inimagináveis. Quem diria que um time que lutou durante várias rodadas para sair da zona de rebaixamento daria um espetáculo de superação com dois jogadores a menos em campo? Ou que um goleiro tão questionado por sua torcida faria defesas tão brilhantes quanto as realizadas no jogo da copa sul-americana?
Assim como no futebol, a vida de empreendedor deve ter início antes da fundação da empresa, com idealização do seu modelo de negócios, a definição da sua proposta de valor e o detalhamento de seu plano de negócios e operações.
A organização de tais dados e informações é importante para auxliara tomada de decisão, mas nem sempre é suficiente para garantir a vitória. Afinal, é no campo que o jogo acontece e você sempre deverá estar pronto par rever seu plano e suas estratégias.
Além disso, você precisará de treinamento, esforço, tempo e comprometimento da equipe para atingir o sucesso. Alguns jogadores até possuem talentos individuais, mas é o entrosamento com a cultura e as práticas do time que os levam tão longe. Não adianta um jogador correr e se matar pela equipe se todos não compartilham da mesma vontade. Futebol é um esporte coletivo, cada jogador ocupa seu espaço, desempenha uma função e todos dependem de todos – exatamente como na sua empresa.
Nelson Rodrigues
Considerado por muitos como o maior dramaturgo da história do teatro brasileiro, Nelson Rodrigues é exímio prosador. Suas memórias em forma de crônicas em “O óbvio