empreendedorismo corporativo
O empreendedor identifica oportunidades e transforma em algo rentável, que lhe traga, além de lucro, satisfação profissional e pessoal.
O empreendedorismo corporativo é o processo de empreender dentro da organização a qual trabalha. O empreendedor pode ser o próprio dono da empresa, como também líderes, gestores e até mesmo colaboradores. Esse profissional deve possuir uma visão ampla do negócio, propondo sugestões que possam melhorar, ampliar e aprimorar os processos de trabalho e os resultados da organização.
Ele não restringe suas ações apenas ao seu departamento, busca conhecer todas as áreas e atividades da empresa, adquirindo uma visão sistêmica, enxergando pontos fortes e falhas, sugerindo ideias e soluções que vão minimizar os problemas e maximizar os resultados.
Esse empreendedor interno enxerga nos problemas e mudanças oportunidades de crescimento, estimulando os demais colaboradores a enxergarem o lado positivo de diversas situações.
Uma organização se beneficia em muitos aspectos ao ter em seu quadro de colaboradores um empreendedor, ele não tem medo em compartilhar seus conhecimentos e ideias, e tem seus objetivos bem alinhados com os da empresa.
A revista Exame publicou em sua última edição o ranking nacional de empreendedorismo corporativo. Resultado de um trabalho realizado pelo IBIE (Instituto Brasileiro de Intra-Empreendedorismo) em parceria com a consultoria americana Pinchot Co, o ranking traz a lista das empresas que mais se destacaram no incentivo do empreendedorismo interno.
Em outro artigo já fiz a definição da expressão Empreendedorismo Corporativo, ou Intra-Empreendedorismo, termo criado por Pinchot. Quero aqui fazer referência ao artigo da Exame, sobretudo em alguns pontos que achei que merecem uma análise