Empreendedorismo corporativo: uma nova estratégia para a inovação em
ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS
Alexandre Marino Costa 1
Domingo Cericato 2
Pedro Antônio de Melo 3
Resumo: O termo empreendedorismo tem sido constantemente associado a políticas de combate ao desemprego, uma vez que aborda as mudanças introduzidas no mercado de trabalho pela economia globalizada. Contudo, o empreendedorismo é uma decorrência direta dos novos padrões de relações sociais e políticas e não apenas uma resposta à retração do nível atual de emprego. Nas organizações, as pessoas também participam desse ambiente de mudanças, encontrando no empreendedorismo uma nova forma de agir, desenvolver e identificar novos conhecimentos e oportunidades. O presente artigo trata do empreendedorismo corporativo como uma nova estratégia, criando novos negócios, instigando a renovação ou inovação dentro de uma organização. O grande desafio desse empreendedor é transformar idéias e sonhos em novas realizações, inserindo o processo empreendedor como uma ferramenta de transformação corporativa. Pode-se concluir que, por meio das pessoas, em um ambiente de mudanças, as organizações têm a oportunidade de criar e desenvolver novos negócios corporativos, otimizando recursos, processos e resultados.
Palavras-chave: Empreendedorismo Corporativo. Estratégia. Inovação em Organizações.
1 INTRODUÇÃO
A globalização tem mudado a vida das pessoas, dentro e fora das organizações. A maneira de realizar o mesmo trabalho muda constantemente, devido à introdução de novas tecnologias e processos gerenciais. O grande desafio está em acompanhar essas mudanças e adaptar-se a essas novas oportunidades e riscos.
As novas tecnologias disponíveis têm alterado a forma de se fazer negócios, assim como os processos de trabalho, provocando profundas alterações na maneira de educar e desenvolver as pessoas (TEIXEIRA, 2002). A introdução de novas tecnologias vem transformando as relações de trabalho nas