Empreendedorismo - caso eventos
O trabalho tem o propósito de apresentar o perfil de um empreendedor e explicar suas características mais importantes. Para tal será abordado o surgimento do empreendedorismo, influências que possibilitam surgir o movimento empreendedor do indivíduo, as vantagens e desvantagens da atividade empreendedora, de onde vem as idéias para o empreendimento e se as pessoas já nascem ou o ambiente faz com que ela se torne empreendedora.
Este trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica em livros, artigos e websites. Também foi entrevistado um empreendedor de Mato Grosso que chama-se Shipú, onde relata suas experiências como empreendedor.
O empreendedor é um elemento fundamental na sociedade moderna. É ele quem prevê os anseios da população, de seus clientes, e promove o movimento dos recursos necessários para satisfazê-los de maneira eficiente.
HISTÓRIA DO EMPREENDEDORISMO
A origem da definição de empreendedor vem das obras de Richard Cantillon, um banqueiro do século XVIII, para ele o empreendedor era aquele que comprava matéria-prima por um preço certo e revendia por um preço incerto, fazendo que a pessoa corresse um risco e lucrava além do esperado por ter inovado, tornando-se um empreendedor. Um pouco mais tarde Jean Bapstiste Say, distinguiu entre empreendedores e capitalistas e considerava que o desenvolvimento econômico viria da criação de novos empreendimentos. Castillon e Say possuíam formação em economia, porem também se interessavam na gestão de empresas. Cantillon busca novos negócios e era preocupado com o gerenciamento inteligente das organizações.Say é considerado um visionário, principalmente pela concepção de que empreendedor era alguém que promovia mudanças está presente até hoje, ele declarava que não existia limite para riqueza das nações, isso dependeria da população ativa, do progresso técnico e do dinamismo dos empresários. Séculos mais tarde Joseph