Empreendedorismo - Airbnb
Hoje o AirBnb parece ser um caso de sucesso na inovação. Ele é um bom exemplo não só por ser um empreendimento bem sucedido, mas principalmente porque os erros e percalços que a empresa enfrentou no mercado servem tanto didaticamente como também, muito provavelmente, para que outros empreendedores possam aprender e buscar conhecimentos referentes ao mercado de trabalho e começo de uma grande empresa. O AirBnb começou com uma ótima observação do mercado.
Foi legal ver que o que antes parecia um início despretencioso, com um simples colchão inflável e um café da manhã - possivelmente tambem poderia soar como uma ideia tola - se tornou um destaque e ja é mundialmente conhecido.
Além disso, o AirBnb não só move bilhões como valor de empresa, mas também gera lucro para os associados e cadastrados.
Isso tudo mostra que inovações e atualizações tecnológicas, como o AirBnb, o Uber, inicialmente enfrentam atritos no mercado consumidor, mudanças extremas a principio são difíceis de serem aceitas, principalmente quando isso envolve um novo conceito totalmente distinto dos que antes eram dados como normais e “certos”. O consumidor so aceita a mudança quando ele ve segurança no negocio, conforto e principalmente quando oferece vantagens para o seu bolso. Aperfeiçoar serviços não parece ser uma tarefa fácil, gerar alternativas inovadoras menos ainda, é necessário oferecer baixo custo e serem diferenciadas. A forma escolhida pela AirBnb de hospedagem faz com que se crie um novo mercado, novas pessoas, mas alem disso também cria uma nova forma de reaproximar as pessoas e recebe-las. Logo, novas competências passam a ser requeridas, a atuação no mercado de hospitalidade principalmente.
Então, sob o ponto de vista dos empreendimentos, seja fazendo parte de uma startup ou de uma empresa estabelecida, o AirBnb gera conhecimentos valiosos. As