Empreendedorimo
[aULA 1]
CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO
A palavra administração tem origem no latim e significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem e seu significado original implica subordinação e serviço. A tarefa da administração é interpretar os objetivos propostos pela empresa e transformá-los em ação empresarial através do planejamento, de organização , de direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos. Para isso, a administração precisa conhecer o ambiente externo e utilizar a tecnologia através da estratégia empresarial.
PASSOS GRADATIVOS DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
[1-] ESCOLA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Administração científica é o nome que recebeu por causa da tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da administração, a fim de alcançar elevada eficiência industrial. Os principais métodos científicos são a observação e a mensuração. Esta Escola foi iniciada no começo do séc XX pelo engenheiro americano Frederick Taylor (1856-1915), considerado o fundador da moderna Teoria da Administração. Sua preocupação era eliminar o desperdício e as perdas sofridas pela indústria americana e elevar o nível de produtividade através da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial. Taylor procurou tirar do operário o direito de escolher a sua maneira pessoal de executar a tarefa para impor-lhe um método estudado e planejado (the best way). Quatro princípios alicerçavam a administração científica:
[a-] Princípio do Planejamento – Substituir a improvisação pela ciência, através do planejamento do método.
[b-] Princípio de Preparo – Selecionar os trabalhadores segundo suas aptidões e prepará-los para produzirem mais e melhor. Além de preparar a mão-de-obra, preparar máquinas e equipamentos de produção bem como o arranjo físico e a disposição racional