empreendedor
Resumo: A educação é um aparato social que tem como objetivo a inclusão do individuo no mundo. Educação deriva de o latim educar que estar ligado a educar que, por sua vez, significa conduzir, levar para fora. Nessa perspectiva, a educação deveria ser sempre inclusiva, à medida que visa a progressiva transição de criança do núcleo primário de socialização, que é a família, para a vida comunitária. Educar é incluir, favorecer a aquisição de competências e habilidades que proporcionem condições de a pessoa participar das relações produtivas no meio social em que vive.
Introdução: O movimento da educação inclusiva consolidou-se na década de 1990 com a Declaração Mundial sobre Educação para todos, em Jatem, Tailândia (1990), e a Declaração de Salamanca sobre princípios, Políticos e pratica em Educação especial, Espanha (1994). A lei de Diretrizes e bases da educação nacional (LDB), elaborada em 1996 no Brasil, deixou aberta a possibilidade da educação das pessoas com necessidades educacionais especiais tanto em escala comum quanto especial, porém em 2001, o decreto nº 3956 esclareceu que as crianças com necessidades educacionais especiais deveriam ser atendidas, preferencialmente, no ensino regular e que a escola deveria se preparar para atender todas as crianças.
Palavra Chave: Inclusão, Educação e diferenças
2. Educação Inclusiva
Educação inclusiva é uma ação educacional humanística, democrática amorosa, mas não piedosa, que percebe o sujeito em sua singularidade e que tem como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.
O conceito de educação inclusiva surgiu a partir de 1994 com a declaração de