Empreendedor
Introdução
O tema empreendedorismo é tão antigo quanto a invenção da roda esta comparação se deve a facto de que para se inventar a roda foi essencial e necessário uma atitude inovadora do homem em busca de seu aprimoramento. O emprendedorismo tem como objectivo principal gerar novas oportunidades, utilizando a criatividade, inovação, perseverança e planeamento, mas correndo um certo risco, de forma a transformar um sonho em realidade.
O conceito de empreendedorismo foi utilizado em diferentes épocas, de diferentes formas, por diferentes pessoas. Uma análise histórica a respeito do tema e uma abordagem simplificada de suas teorias. E também uma menção do perfil e das características do empreendedor.
Conceito de Empreendedorismo
O conceito de empreendedorismo vem sofrendo constantes inovações. Ainda relacionado a práticas pró-activas e inovadoras, gradativamente se abandona uma visão reducionista do empreendedorismo associado exclusivamente ao exercício de uma actividade económica e se passa a lhe associar a qualquer actividade humana, como aliás, pode-se observar em todas as áreas do saber, que paulatinamente fazem do ser humano sua razão e seu fim. Os empreendedores são encontrados agora, em casa, na comunidade, dentro de uma organização ou no meio de uma assembleia sindical, ou seja, em qualquer lugar onde existam pessoas.
Em situações de crise, a presença do empreendedorismo ganha contornos ainda mais fortes, já que a adversidade lhe é um ambiente ainda mais propício de aparição. O cenário global actual aponta, portanto, não só para alternativas económicas inovadoras, mas, principalmente, para estratégias de promoção do desenvolvimento que estimulem e, de certa forma, dependam do empreendedorismo.
Definição
Empreendedor é o termo utilizado para identificar o indivíduo que dá início a uma organização.
O empreendedorismo significa, em primeiro lugar, ter-se ideias inovadoras que poderão ser transformadas em