EMPREENDEDOR SOCIAL
.
Segunda etapa: O que é um empreendedor social?
Os empreendedores sociais são indivíduos com soluções inovadoras para os problemas sociais mais prementes da sociedade. São ambiciosos e persistentes, enfrentando as grandes questões sociais e propondo novas ideias de mudança em larga escala.
Em vez de relegarem as necessidades da sociedade para os setores público ou privado, os empreendedores sociais identificam o que não esta a funcionar e resolvem o problema mudando o sistema, disseminando a solução e persuadindo sociedades inteiras a seguir um novo rumo.
Os empreendedores sociais muitas vezes parecem estar possuídos pelas ideias, dedicando sua vida a mudar a orientação do seu setor. São simultaneamente visionários e muito realistas, preocupando-se acima de tudo com a aplicação pratica da sua visão.
Cada empreendedor social apresenta ideias simples, compreensíveis e éticas e tenta obter apoio generalizado a fim de maximizar o numero de pessoas locais que irão apoia-lo adota a sua ideia e implementá-lo. Por outras palavras, cada empreendedor é um recrutador em massa de changemakers locais – um modelo que demostra que os cidadãos que canalizam a sua energia para a ação conseguem fazer praticamente tudo.
Durante as duas ultimas décadas, o setor social descobriu o que o setor privado já sabia a muito tempo: Não ha nada tão poderoso como uma ideia nova nas mãos de um empreendedor de excelência.
Por que empreendedor ‘’social’’?
Do mesmo modo que os empreendedores em geral mudam a face do negócio, os empreendedores sociais atuam como agentes de mudança da sociedade, aproveitando as oportunidades que outros deixam passar e melhorando os sistemas, inventando novas abordagens e criando soluções capazes de mudar a sociedade para melhor. Enquanto um empreendedor privado pode criar indústrias inteiramente novas, um empreendedor social propõe soluções novas para os problemas sociais e implementa-as em grande escala.