Empreendedor individual
Autores: Sara de Morais Farias Ilana Luzia de Alencar Antão
Orientador: Bernadete Freire de Carvalho Avelino
INTODUÇÃO:
O empreendedor é a pessoa que inicia e/ou opera um negócio para realizar uma idéia ou projeto pessoal assumindo riscos e responsabilidades e inovando continuamente. (CHIAVENATO,2010,p.3).
Para ser bem-sucedido, o empreendedor não deve apenas saber criar seu próprio empreendimento. Deve também saber gerir seu negócio para mantê-lo e sustentá-lo em um ciclo de vida prolongado e obter retornos significativos de seus investimentos. Isso significa administrar, planejar, organizar, dirigir e controlar todas as atividades relacionadas direta ou indiretamente com o negócio. O espírito empreendedor envolve emoção, paixão, impulso, inovação, risco e intuição. Mas deve também reservar um amplo espaço para a racionalidade. Saber fixar metas e objetivos globais e localizar os meios adequados para “chegar lá”, da melhor maneira possível. Contudo, os meios adequados são extremamente diversos. O empreendedor precisa saber definir seu negócio, conhecer profundamente o cliente e suas necessidades, definir a missão e a visão do futuro, formular objetivos e estabelecer estratégias para alcançá-los, criar e consolidar sua equipe, lidar com assuntos de produção, marketing e finanças, inovar e competir em um contexto repleto de ameaças e de oportunidades. (CHIAVENATO, 2010)
Na verdade, o empreendedor é a pessoa que consegue fazer as coisas acontecerem, pois, é dotado de sensibilidade para os negócios, tino financeiro e capacidade de identificar oportunidades. Dentro desta visão, Longenecker (1998, apud CHIAVENATO, 2007, p.9-11) diz que para reconhecer um pequeno empreendedor é necessário que se identifique nele as seguintes características: necessidade de realização; disposição para assumir riscos; autoconfiança.
OBJETIVOS
Conhecer o perfil, características e habilidades de um