Empreendeder
Ser empreendedor é possuir algumas das características como criatividade, pró-atividade, capacidade de organização, planejamento, responsabilidade, capacidade de liderança, habilidade de trabalhar em equipe, assumir riscos - calculados, controlar resultados, ter uma visão de futuro, aproveitar as oportunidades, ser agente de mudança, ser resiliente, saber ouvir, facilidade em comunicação e encarar os possíveis fracassos como uma oportunidade de aprender e ser melhor.
Fica difícil identificar um empreendedor diante de tantas características. Vamos a outras explicações.
Segundo Augusto Cury:
Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história... Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la." Está melhorando. Para ser um empreendedor não basta apenas ter uma boa ideia e querer cria-la sem antes muita dedicação no trabalho e nos estudos. Conhecer o que você quer é o primeiro passo de um longo caminho. Sempre fui fascinado pelo mundo da inovação. O dono da venda da esquina que cria uma novidade e em pouco tempo seu produto está conhecido regionalmente. Passado mais algum tempo, esse pequeno empresário chama a atenção de investidores e acontece o que ninguém esperava, aquele negócio familiar se torna um grande empreendimento.
Encontramos na internet e em livros diversos conselhos, passo a passo entre muitos métodos de como se tornar um empreendedor. Em todas as fontes que encontrei, implicitamente ou explicitamente, a criatividade é a principal lição. Explorar a criatividade em vários cenários, aprender sobre os mais diferentes assuntos