Empreedendorismo
O Brasil é um país empreendedor, pesquisas mostram que o país está trabalhando para desenvolver o empreendedorismo no país, para que haja crescimento do mesmo. Nos dias de hoje há uma facilidade maior de começar o próprio negocio, já que há empresas que incentivam e auxiliam os novos empreendedores como a SEBRAE, cada vez mais empresas são abertas, entretanto há uma taxa de mortalidade muito grande entre as mesmas já que 22% das pequenas empresas fecham nos primeiros dois anos de funcionamento, o que é muito alto comparado aos 15% de mortalidade dos países mais desenvolvidos.
Vários fatores resultam no fechamento da empresa, o principal entre eles e que também é um desafio para muitos é a falta de planejamento, pois além de ter os fundos necessários para começar o negocio o empreendedor deve ter um planejamento completo sobre o mesmo, para que não venha a ter problemas futuramente que podem em muitos casos fazer com que a empresa feche suas portas.
Então antes de começar alguns critérios devem ser levados em conta, primeiro a vocação se você não tiver vocação na área escolhida para sua empresa concerta ira falhar, segundo se há um mercado, que é o que faz com que a empresa continue ativa além de uma boa administração da mesma. O mercado esta dividido em três atores principais: clientes, fornecedores e concorrência. Estes três devem ser levados em conta quando começar o negocio, quando ver que tem vocação para o negocio, que o mercado é favorável, o próximo passo será descobrir como obter o recurso necessário para começar seu negocio, após é aconselhável que se busque uma consultoria junto às empresas-júnior, o custo é baixo e os resultados são bem positivos, outra opção é procurar instituições de ensino ou Endeavor, que incentivam o empreendedorismo além de bons consultores que dão informações em troca de outras informações.
Agora é montar o negocio, há uma preocupação permanente quando uma empresa abre as