Empreededorismo
DEFINIÇÃO: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL “É o estudo da estrutura do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro dela”.
O comportamento organizacional é o comportamento humano no local de trabalho, de interação entre as pessoas e a organização em si. Suas principais metas são: explicar, prever e controlar o comportamento. Em outras palavras o comportamento organizacional, se preocupa como estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento, afeta o desempenho destas organizações, como de forma geral estas questões envolvem as relações de trabalho, os estudos têm enfocado o comportamento relativo ás funções de trabalho, produtividade e desempenho humano e administrativo.
Embora haja algumas controvérsias sobre a importância relativa de cada um deles, o comportamento organizacional inclui ainda uma diversidade de tópicos, como: Motivação, Comportamentos, Poder de Liderança, Comunicação Interpessoal, Aprendizados e Desenvolvimentos.
Vimos que as metas: Explicar, prever e controlar. Divide-se em suas seguintes formas: * Explicações – nada mais é que o controle do comportamento humano. * A precisão – esta relacionada para encontros futuros, estabelecendo os resultados alcançados através de cada ação especifica. * O controle – implica na contribuição mais valiosa do comportamento organizacional para o trabalho gerando eficácia.
Se adentrarmos más profundamente no comportamento organizacional e suas derivações veremos ainda muitas definições. Esta é uma área que vive em transformação. A lista pode ainda ser ampliada importante é que nos apercebemos de que as respostas podem se buscadas em níveis muito diferentes do próprio individuo ou colega de trabalho na própria organização ou ainda, no próprio ambiente externo.
Vejamos dentro das definições de Comportamento Organizacional. O quadro comparativo de sistemas: abertos e fechados. Pela definição de dois autores,