empreededorismo
Nas épocas mais antigas da História documentada da humanidade, as mercadorias mais necessárias não eram feitas perto dos lugares nos quais eram mais consumida, nem estavam disponíveis nas épocas maior procura. Alimentos e outras commodities eram espalhados pelas regiões mais distantes, sendo abundantes e acessíveis apenas em determinadas ocasiões do ano. Os povos mais antigo consumiam os produtos em seus lugares de origem ou os levavam para algum local profundo ou armazenando-os para utilização posterior. Contudo, devido à inexistência de sistema desenvolvidos de transporte armazenamento, o movimento das mercadorias limitava-se àquilo que a pessoa conseguia fazer por suas próprias forças, e os bens perecíveis só podiam permanecer guardado por prazo muito curtos. Todo esse limitado sistema de transporte-armazenamento normalmente obrigava as pessoas a viver perto das fontes de produção e as limitavam ao consumo de uma escassa gama de mercadorias.
À medida que os sistema logísticos fossem aperfeiçoados, o consumo e a produção experimentariam uma separação geográfica. Algumas regiões se especializariam nas commoditis para cuja produção excedente poderia então enviadas, com vantagem econômica, a outras áreas produtoras (ou consumidoras), e os artigos necessário mas de escassa ou inexistente produção local seriam importado. Esse processo de intercâmbio segue o princípio da vantagem competitiva.
Quando à empresa isolada operando numa economia de alto nível, a gestão eficaz das atividades logística é vital. Os mercados são muitas vezes de âmbito nacional ou internacional, mesmo que a produção se concentre em pontos relativamente escasso. As atividades logística são a ponte que faz a ligação entre locais de produção e mercados separados por tempo e distâncias.
A gestão eficaz dessas atividades é a preocupação principal do nosso livro.
Peter F.Drucker, 1969
Modelo Logístico
Suprimento físico: da nossa empresa seria o contato com nossos cliente, ou