Empreededorismo no Brasil
Vera Lúcia Eli
Professor-Tutor Externo Angélica Leipelt dos Santos
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Serviço Social (0146) – Sociologia
10/08/2013
Resumo:
Através deste trabalho, irei fazer uma breve analise histórica do empreendedorismo no Brasil, conceituando o que é ser empreendedor e uma observação da qual é a real situação no Brasil, assim podendo concluir que um dos fatores mais importantes que motiva o brasileiro a ser empreendedor é a necessidade de um bom emprego, a sociedade brasileira é muito criativa, e muitos entram na aventura de serem proprietários de seus negócios, porem não tendo todas as habilidades e os conhecimentos necessários, a falta de preparo faz com que acabam fechando as portas antes mesmo do negócio começar a funcionar.
Palavras-chave: Empreendedorismo. Brasil. Negócios. Empresas. Riscos.
1. Introdução
O empreendedor do Brasil não deverá apenas criar seu próprio empreendimento mas saber gerenciar seu negócio para mantê-lo e sustentá-lo em um ciclo de vida prolongado e obter retornos significativos de seus investimentos sempre planejando organizando e controlando todas as atividades relacionadas diretas ou indiretamente com o negócio. Para ser um empreendedor tem que ter um espírito envolvente com emoção, paixão, impulso, risco, intuição e inovação. Sempre sendo racional precisa saber as necessidades do seu cliente também saber definir a missão e a visão do futuro. Neste mundo de hoje cheio de mudanças e transformações que crescem em uma velocidade imensa, por isso precisa ser ágil nas decisões para ser um empreendedor bem sucedido.
2. História do empreendedorismo:
O empreendedorismo no Brasil se popularizou a partir da década de 90, o que contribuiu para a crescente participação nesse tipo de empresa na economia do país. Em 2007 a lei geral da micro-empresa entrou em vigor, e em 2008 entrou em vigor também a lei