Empredas domésticas

263 palavras 2 páginas
ETEC - CEPAM
CURSO TÉCNICO DE GESTÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
COMPONENTE: PLANEJAMENTO DE TCC
Profa. Raissa Fontelas R. Gambi
AFETO, DESIGUALDADE E REBELDIA bastidores do serviço doméstico
2º Semestre de 2014

Diante do texto, vemos sobre a relação entre os empregados e seus empregadores que por sinal muitas vezes não são boas por motivos de não limparem direito ou seja muitas patroas reclamam das suas auxiliares, faxineiras ou empregadas por verem sujeiras atrás dos armários e janelas sujas, esse tipo de limpeza é chamada de limpeza básica aonde só limpam o banheiro, tiram pó e passam algumas peças de roupas.
Até pouco as faxineiras era uma mulheres totalmente das empregadas domésticas, faxineiras trabalham por quinzenas ou uma vez ao mês já as empregadas não, elas trabalham semanalmente, exceto aos domingo. Há muitos fatos de acontecer das patroas expor suas auxiliares de formas anti éticas dizendo que elas só limpam por onde passa as sogras ou por onde passa o padre, mas também á de fato relações de cumplicidade entre patroas e empregadas que por sinal compartilham de certa forma alguns afazeres.
Sem dúvidas a desvalorização do trabalho doméstico é herdada da época da escravidão, desde o começo até hoje as pessoas que possuem uma taxa maior de riquezas contratam empregadas domésticas, antigamente escravos eram "contratados" para serem desde empregados a babás dos seus filhos e em troca ganhavam lugar para dormir e comida, hoje já existem suas devidas leis como por exemplo a renda salarial, mas ainda precisa melhorar muito pelo fato da desigualdade. e assim continua vamos continuar a saber mais das empregadas

Relacionados

  • Cartilha Domesticas
    10826 palavras | 44 páginas
  • digitação de direito do trabalho
    9608 palavras | 39 páginas