empirismo
O empirismo foi explicado pela primeira vez pelo filosofo inglês John Locke no século XVII . O filosofo inglês disse que a mente seria, um “quadro em branco” sobre o qual é gravado o conhecimento, cuja a base é a sensação, ou seja, todo o processo do conhecimento, do saber e do agir é aprendido pela a experiência, pela tentativa e erro.
O significado do empirismo é um movimento que acredita nas experiencias que formam ideias o empirismo é quando a sabedoria é adquirida por perceção, pela origem das ideias por onde se percebe as coisas independente dos seus objetivos e significados.
O empirismo resume-se em uma teoria epistemológica que indica que todo o conhecimento é um fruto da experiência e por isso , uma consequência dos sentidos.
A experiencia estabelece o valor a origem e os limites do conhecimento
Realismo
O realismo surgiu a partir da segunda metade do século XIX que iniciou-se em França em 1857 com as publicação de Madame Bovary, De Gustave Flaubert.
O Realismo é a opsição ao idealismo romântico, não há envolvimento sentimental, representa mais fiel a realidade.
Racionalismo
O Racionalismo surgiu como doutrina no século I antes de cristo para enfatizar que tudo que é existente é decorrente de uma causa, já na idade moderna os filósofos racionalistas adotaram a matemática como elementos para expandir a ideia de razão e a explicação da realidade. Destacou-se o francês René de Scortes Que elaborou um método baseado na geometria.
O racionalismo é uma teoria filosofa que dá a prioridade á razão.
O racionalismo pode ser dividido em diferentes vertes :
Vertente metafisico que se encontra num caráter racional na realidade e indica que o mundo está ordenado de forma lógica sujeito a leis.
Vertente epistemológica ou gnosiológica, que contempla a razão como fonte de todo o conhecimento verdadeiro, sendo independente da experiencia.
Vertente ética que acentua a relevância da racionalidade, respetivamente, a ação moral.