Empirismo
Neste trabalho, pretendo abordar o tema “O Empirismo segundo John Locke”. Irei falar sobre o filósofo John Locke, do Empirismo e outros conceitos e assuntos relacionados com o tema que possam enriquecer o trabalho.
O trabalho está dividido em partes, sendo abordados individualmente cada assunto/conceito. No primeiro ponto falarei sobre o filósofo John Locke, o segundo inclui um pequeno texto sobre o conhecimento, pois o tema deste trabalho é uma das suas teorias, no terceiro ponto o Empirismo e no quarto uma explicação detalhada sobre a “Tábula Rasa”.
1. JOHN LOCKE
John Locke, filho de um pequeno proprietário de terras, nasceu em 1632, em Wrington, no sudoeste de Inglaterra. Estudou na escola de Westminster durante a sua infância, e aos 20 anos entrou para a universidade de Oxford onde estudou ciências naturais, medicina e filosofia. (Moura, 2008) , (Yolton, 1996)
“É considerado um dos fundadores do liberalismo inglês e grande defensor da liberdade, tendo sido nomeado membro da Real Sociedade de Londres em 1668.” (Ramos, 2011)
Era democrático e representante do individualismo liberal.
John foi descoberto por um político, que reconheceu o seu talento nas diferentes áreas em que estudou, e requereu a sua ajuda em diversas tarefas e trabalhos, incluindo na política. Mais tarde, Locke ganhou um cargo na política, mas as ideias de democracia e liberdade que defendia eram vistas como uma ameaça à autoridade do rei, e teve que ser exilado para a Holanda, voltando mais tarde à Inglaterra, no ano de 1689, após a Revolução Gloriosa. (Clapp, 2006)
John Locke é considerado o fundador do Empirismo Britânico, opondo-se ao racionalismo quena altura predominava no resto da Europa.
2. CONHECIMENTO: BREVE EXPLICAÇÃO
“Conhecimento (do latim cognoscere, "ato de conhecer") é o ato ou efeito de conhecer. Como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obter informação); conhecimento de um documento; termo de recibo ou nota