empirismo x inatismo texto e anotações
O inatismo opõem-se particularmente ao empirismo de John Locke, onde em sua obra "Ensaio acerca do Entendimento Humano", afirma que a mente (mind) é uma "tabula rasa", e toda ideia deriva da experiência sensível.
As teorias inatistas já estão presentes em Platão, mas também nos modernos - notadamente entre os racionalistas dos séculos XVII e XVIII, especialmente Descartes, Espinozae Leibniz, entre outros)
: o ser humano desenvolve suas habilidades ou já nasce com elas? Durante séculos os estudiosos tentaram chegar a um consenso a respeito da origem dos princípios racionais, da capacidade para a intuição e de raciocínio do homem. Será que as pessoas já nascem com potencialidades, dons e aptidões que serão desenvolvidos de acordo com o amadurecimento biológico ou tudo isso é desenvolvido através da experiência com o mundo externo? Essa discussão provavelmente se iniciou a partir da discussão de dois dos maiores filósofos da história: Platão e Aristóteles. Embora ambos tenham sido discípulos de Sócrates, Platão (inatismo) defendia a tese de que nascemos com ideias natas (pensamentos formados, ideias que seguiremos durante toda nossa vida sem alterações), enquanto Aristóteles (empirismo) pregava que tudo é desenvolvido