Emoções e Sentimentos
DISCIPLINA: Neuropsicologia das Dificuldades Cognitivo Motora
PROFESSORA: Maria de Fátima Figueiredo
ALUNA nº 8941: Rita Cláudia Oliveira Barros
1. INTRODUÇÃO TEMÁTICA
Segundo o autor, emoções e sentimentos não são a mesma coisa. Os sentimentos são voltados para o interior e as emoções são voltadas para o exterior.
Emoções são aquilo que demonstramos aos outros através de expressões faciais (por exemplo a tristeza) e os sentimentos, em muitas ocasiões ficam “guardados em nós próprios”.
2. APRESENTAÇÃO DO TEMA
O tema a ser abordado neste trabalho relaciona-se com a comunicação existente entre o cérebro e o corpo e a implicação que esta comunicação tem na pedagogia e nas necessidades educativas especiais.
Esta comunicação tem que ser trabalhada e estimulada para que as medidas pedagógicas e a educação especial possam ser bem-sucedidas.
3. REFLEXÃO ADAPTADA À PEDAGOGIA, PARTICULARMENTE ÀS NECESSIDADES EDUCATIVAS
ESPECIAIS
“As emoções são programas complexos, em grande medida automatizados, de acções modeladas pela evolução. As acções são completadas por um programa cognitivo, mas o mundo das emoções, é, sobretudo um mundo de acções levadas a cabo no nosso corpo, desde as expressões faciais e posições do corpo até às mudanças nas vísceras e meio interno.”
Damásio A., O Livro da Consciência, A construção do cérebro consciente, temas e debates. Lisboa.
(pp. 141-143).
“O desenvolvimento de uma boa aprendizagem é a integração de aspectos: afetivo, físico, emocional, social e intelectual do aprendiz, ocasionando uma motivação interna e construindo o conhecimento a todo o momento.”
Neves, R.S., O desenvolvimento cognitivo, http://meuartigo.brasilescola.com/educação.
Reflectindo sobre este assunto, nomeadamente sobre o extracto do livro de António Damásio,
O livro da Consciência, facultado pela professora, e a frase acima transcrita de um artigo de
Regiana Souza Neves sobre Educação – o