Emoçoes
2012/2013
12ºB3
As Emoções
Trabalho executado por:
Ana Beatriz Basílio, nº 1
Filipa Fernandes, nº 17
Patrícia Santos, nº 24.
Prof. Brígida Baptista
Psicologia B
Índice
- Introdução3
- Emoções4
- Carácter específico dos processos emocionais4
- Emoções, Afetos e Sentimentos5
- Características das Emoções6 - Tipos de Emoções7 - Afetos e Sentimentos8
- Componentes das Emoções9
- Conclusão11
- Bibliografia12
- Webgrafia12
- Anexos13
Introdução
Até à década de 70, as emoções mantiveram-se afastadas da reflexão sobre o comportamento humano e sobre a sociedade, pois estas seriam encaradas como algo perturbador do modo de agir e pensar, pois eram irracionais. As emoções eram interpretadas, no primado da racionalidade, como um obstáculo ao funcionamento do pensamento. As investigações elaboradas por António Damásio modificaram o estatuto das emoções no quadro da psicologia, entre outras áreas, passando a ser encaradas como processos com valor adaptativo. Neste trabalho, aprofundaremos o papel das emoções dentro de uma sociedade, quer a nível coletivo ou individual, centrando-nos sobretudo na adaptação e na comunicação entre indivíduos.
Emoções
Todos sabemos que é possível saber se a nossa mãe já teve conhecimento de algo desagradável que fizemos, mesmo não tendo abordado o assunto devido às suas expressões faciais, à entoação da voz, à postura do corpo. Como é do conhecimento comum, é muito difícil escondermos as nossas emoções, pois estas manifestam-se por um torcer de mãos, um levantar as sobrancelhas, um semicerrar os olhos, um leve descair de lábios, pela alteração de voz, entre outras. A expressão linguística pode ser substituída ou acompanhada pelas emoções presentes nas interações sociais.
Carácter específico dos processos emocionais No início da vida as emoções têm um papel fundamental. O carácter prematuro do bebé humano torna-o