EMO ES
Iniciamos este trabalho com uma descrição da massagem Ayurvédica fazendo uma breve explicação do seu significado; o que promove, as situações em que deve ser usada bem como os seus benefícios e locais de atuação. Abordaremos igualmente a relação entre os doshas e os 5 elementos, mostrando como certos “tipos” de emoções geram impactos sobre determinados órgãos, tecidos e sistemas do corpo humano proporcionando doença ou saúde consoante os seus equilíbrios e desequilíbrios e como cada pessoa de acordo com o seu tipo constitucional é mais ou menos propensa ao impacto de cada uma destas emoções.
Em conclusão, apresentaremos alguns dos tipos de tratamento, bem como os recursos utilizados no ayurveda de forma a garantir o equilíbrio emocional tanto pelas vias da mente como pelas vias do próprio corpo. Indicamos também quais os benefícios deste tipo de massagem.
RAQUEL SANTOS / 2015
1
O termo ayurveda significa ciência (veda) da vida (ayur). Não se trata apenas de um sistema de saúde e de cura, mas de uma visão muito complexa de como a vida se manifesta nos seus mais diversos níveis.
Esta ciência parte do pressuposto de que para conhecer e promover a saúde de um ser vivo, as suas singularidades devem ser conhecidas ao máximo. Ayurveda ensina-nos a olhar e compreender a lógica que norteia cada diferença individual.
A MASSAGEM AYURVÉDICA
Trata-se de uma massagem profundamente relaxante, atuando no campo físico e energético, tendo a função de purificação e manutenção da saúde corporal. Tem como objetivo restaurar o bem estar físico, mental, energético e emocional.
Para a Ayurveda a doença é muito mais que a manifestação de sintomas desagradáveis ou perigosos à manutenção da vida. A Ayurveda, considera que a doença inicia-se muito antes de chegar à fase em que ela finalmente pode ser percebida. Assim, pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do
tempo, se não forem corrigidos, originando a doença muito antes de podermos percebê-la. É uma