emmanuel kant
DISCIPLINA: PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO l
PROJETO INTEGRADOR
ANTONIO CARLOS DOS SANTOS
“O homem é aquilo que a educação faz dele.”
ITABORAÍ (RJ), 13 DE NOVEMBRO DE 2010
INTRODUÇÃO
EDUCAÇÃO
A educação está e, todos os lugares e no ensino de todos os saberes. Não existe modelo de educação, a escola não é o único lugar onde ela ocorre e nem o professor é seu único agente. Existem várias educações e cada uma atende a sociedade em que ocorre, pois é a forma de reprodução dos saberes que formam uma cultura, portanto, a educação de uma sociedade tem identidade própria.
Immanuel Kant
Immanuel Kant nasceu a 1724 e faleceu a 1804 e foi um filósofo iluminista.
Kant é famoso sobretudo pela sua concepção conhecida como transcendentalismo – todos nós trazemos formas e conceitos a priori (que não vêm da experiência) para a experiência concreta do mundo, os quais seriam de outra forma impossíveis de determinar.
A filosofia de Kant é historicamente uma das mais determinantes fontes do relativismo conceptual que dominou a vida intelectual do século XX. No entanto, é muito provável que Kant rejeitasse o relativismo nas suas formas contemporâneas, como por exemplo o Pós-modernismo. Kant concebeu a educação prática como equivalente à educação moral. O centro desta concepção é a formação do carácter do sujeito, de forma a atingir as características necessárias. Na educação moral a virtude é concretizada em dois tipos de deveres que as crianças desenvolverão: deveres para consigo mesmas e deveres para com os outros.