emissões de poluentes
Salvador
2013
Carine Zachariadhes
Fernanda Pacheco
Lorena Carvalho
Mariana Andrade
Mariana Nicolau
Ronald Ferreira
PRINCIPAIS EFEITOS DOS POLUENTES ATMOSFÉRICOS SOBRE O MEIO AMBIENTE, A SAÚDE HUMANA E OS MATERIAIS
Salvador
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A qualidade do ar é fundamental para o equilíbrio do meio ambiente e para uma boa saúde humana, porém inúmeros processos naturais e antrópicos alteram essa qualidade, através da inserção de poluentes na atmosfera.
Os efeitos da poluição do ar caracterizam-se tanto pela alteração de condições consideradas normais como pelo aumento de problemas já existentes. As fontes normais ou naturais de poluição do ar podem ser a queima acidental de biomassa e erupções vulcânicas, e são consideradas como as mais antigas fontes de contaminação do ar. A queima de biomassa, em ambientes internos e externos, utilizada desde a pré-história para a produção de energia, tem sido uma das importantes fontes antropogênicas de poluição atmosférica. A partir da revolução industrial, surgiram novas fontes de poluição do ar devido à queima de combustíveis fósseis nos motores a combustão e nas indústrias siderúrgicas e, mais recentemente, nos veículos automotivos, além de produtos químicos. Esses processos não foram acompanhados de análises que pudessem avaliar seu impacto sobre o meio ambiente, a toxidades dos resíduos produzidos e os prováveis danos à saúde ao ambiente e aos materiais (CANÇADO et al. 2006) .
Diante de acontecimentos de poluição excessiva que causaram aumento no número de mortes em algumas cidades da Europa e Estados Unidos na década de 60, os Estados Unidos estabeleceram padrões de qualidade do ar, especificando seis pincipais poluentes atmosféricos que