Emissão de gases
A crise internacional de 2009 se refletiu nas emissões industriais, especialmente por conta do setor de ferro-gusa e aço. A Indústria Química tem reduções significativas de 2005 a 2010 por causa das atividades de projeto no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) em indústrias de produção de ácido adípico e ácido nítrico. O uso de SF6 cai de 2005 a 2010 devido também a projeto de MDL na produção de magnésio, que substituiu o uso desse gás por SO2.
** ácido adípico: A produção de ácido adípico é também uma grande geradora de monóxido de dinitrogênio ou gás nitroso (N2O), gás gerador de efeito estufa, com um potencial equivalente a 310 toneladas de CO2 por tonelada de N2O.
** ácido nítrico: A produção de ácido nítrico é fortemente poluidora, liberando gases NOx (geradores de chuva ácida) e N2O (gás de estufa). Diversos processos foram desenvolvidos, contudo, para o abatimento das emissões destes gases dentro das leis ambientais.
COPRODUTOS
Carepa
Proveniente da oxidação da superfície do aço quando em contato com o ar. É gerada nos processos de lingotamento, forjamento, laminação a quente e a frio. É constituída, predominantemente, por óxidos de metais presentes na composição do aço, com predominância absoluta do óxido de ferro.
Principal aplicação:
Matéria prima para a sinterização, fabricação de cimento, produção de artefatos de concreto e ferro ligas. As frações maiores são utilizadas como enriquecimento de carga metálica para fornos de gusa e aço.
Agregado Siderúrgico de Aciaria
É um co-produto gerado na produção de aço nas aciarias. Tem uma importante função de controle de processo e qualidade do aço. É composto essencialmente de óxido de cálcio, ferro, silício, magnésio, manganês, alumínio, fósforo e enxofre.
Principal aplicação:
Após beneficiamento é utilizado como agregado para pavimentação, drenagens, construção de rip-rap e gabiões, produção de artefatos de