Emissão de co2
Ainda que a variação da temperatura terrestre sempre tenha ocorrido naturalmente, inúmeros cientistas vêm atribuindo o aumento irregular da temperatura do planeta às atividades realizadas pelo ser humano, resultantes do crescimento econômico e demográfico nos últimos dois séculos. O aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera da terra estaria provocando alterações irreversíveis do clima, e as conseqüências poderão ser desastrosas. Um dos grandes vilões do aquecimento global são os combustíveis fósseis, derivados do petróleo, que quando queimados emitem CO2 (dióxido de carbono), um dos gases de efeito estufa.
A compensação mais adequada, por parte de empresas e pessoas físicas, do lançamento de CO2 na atmosfera, pode realizada através do plantio adequado de árvores, as quais capturam o carbono, em média 1 tonelada a cada 7 árvores, conforme a publicação on-line METRVM do Centro de Métodos Quantitativos do Departamento de Ciências Florestais da Universidade de São Paulo (USP).
2 – Palavras chave
Compensar, emissão, CO2, árvores.
3 – Introdução
Compensar a emissão de CO2 na atmosfera já é o objetivo de muitas empresas, principalmente a partir de 1997, quando se consolidou o Protocolo de Quioto, sendo efetivado em 2005, onde o mercado foi aberto para a venda de créditos de carbono a países que não conseguem diminuir o lançamento do gás do efeito estufa (GEE).
A intenção deste trabalho é determinar alguns parâmetros para que pequenas empresas e pessoas físicas possam compensar suas emissões de CO2 através do plantio de árvores.
Para isso reunimos artigos, livros, publicações on-line e sites, no intuito de agrupar informações necessárias para que cada pessoa saiba como contribuir no controle do aquecimento global.
A publicação METRVM do Centro de Métodos Quantitativos do Departamento de Ciências Florestais da Universidade de São Paulo (USP) expõe avaliações realizadas sobre a quantidade de CO2-equivalente removida da