Emille Durkheim
(1858-1917)
Por: lucmodes www.sociobox.wordpress.com Durkheim
Nasceu em Epinal, na Alsácia, descendente de uma família de rabinos.
Lecionou Sociologia em Bordéus, primeira cátedra dessa ciência criada na França.
Transferiu-se em 1902 para a Sorbone, para onde levou inúmeros cientistas, reunindo-os num grupo que ficou conhecido como escola sociológica francesa.
Principais obras:
(1893) Da divisão do trabalho social,
(1895) As regras do método sociológico
(1897) O suicídio,
(1912) Formas elementares da vida religiosa
Principais idéias de
Durkheim
1
Consciência coletiva
“As consciências particulares, unindo-se, agindo e reagindo umas sobre as outras, fundindo-se dão origem a uma realidade nova que é a consciência da sociedade. Uma coletividade tem as suas formas especificas de pensar e de sentir, as quais os seus membros se sujeitam, mas que diferem daquelas que eles praticariam se fossem abandonados a si mesmos” A sociologia em França no século XIX,
p.117
A consciência coletiva
Os fatos sociais têm existência própria e independente daquilo que pensa e faz cada indivíduo em particular.
Embora todos possuam suas “consciências individuais”, seus modos próprios de se comportar e interpretar a vida, podem-se notar, no interior de qualquer grupo ou sociedade, formas padronizadas de conduta e pensamento. Essa constatação está na base do que Durkheim chamou consciência coletiva.
2
Os fatos Sociais
O objetivo da Sociologia deve ser o estudo dos fatos sociais, que são “maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe imporem”. As regras...p.31 Fatos sociais são fenômenos que possuem as seguintes características:
a. Coerção Social
Os fatos sociais exercem sobre os indivíduos uma força, levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de suas vontades e escolhas. Ex.: idiomas, normas