emilia ferreiro
Em 1936, na Argentina, nasce Emília Ferreiro, radicada no México e doutorada na universidade de Genebra, teve sua formação auxiliada por Jean Piaget a quem não só seguiu como também se aprofundou em suas teorias seguindo com o novo ponto de vista a escrita. Em 1971 cria um grupo de pesquisa sobre Alfabetização e escreve a sua tese de doutorado Les relations temporelles dans le langage de l'enfant, Após o golpe de estado na Argentina em 1977 leciona na Universidade de Genebra, onde vive em exilio, a aprimora as suas teses e teorias realizando experiência com crianças que apresentavam dificuldades para o aprendizado.
Atualmente vive na Cidade do México, com sua família, onde é professora do Centro de Investigação e Estudos Avançados do Instituto Politécnico além de coordenar um site onde crianças com parcerias com outros autores publicam seus textos.
Teoria Emília Ferreiro
Dando continuidade às pesquisas e estudos elaborados por seu orientador Jean Piaget, Emilia Ferreiro trás para o Brasil a Teoria do construtivismo, onde ela acredita na que a criança passa por um processo de aquisição e elaboração do conhecimento. Seus livros e estudos fizeram uma revolução nos métodos de ensino brasileiro e uma das suas obras mais influentes para nosso país é a Psicogênese da Língua Escrita onde aponta os processos de aprendizado da criança e cria uma reavaliação da concepção sobre a forma de ensino que era seguida até então. As descobertas de Emilia e Jean mostra que as crianças tem um papel ativo no aprendizado e na construção do conhecimento, por isso ela se torna uma referencia para muitos pedagogos. Uma das bandeiras levantada por Emília Ferreiro é a abolição do uso de cartilhas na alfabetização, segundo ela a construção da fala e da escrita pode ser através de textos atuais, jornais e revistas criando um ambiente alfabetizador.
Construtivismo
O construtivismo é um processo de criação e construção do