Emile durkheim
APRESENTAÇÂO
Esse trabalho tem como objetivo mostrar a importância do trabalho coletivo na vida do indivíduo. Émile Durkheim diante de todo estudo feito por ele, confirma que o trabalho social e coletivo é o mais importante na vida do ser humano, pois o coletivo faz a diferença.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Émile Durkheim nasceu em Épinal, no dia 15 de abril de 1858, região da Alsácia, na França. Descendente de uma família judia. Ainda menino decidiu não seguir o caminho dos familiares levando, pelo contrário, uma vida bastante secular. Iniciando os estudos em Epinal posteriormente partindo para Paris, no Liceu Louis Le Grand e na École Normale Superiéure em 1879. Formou-se em Filosofia onde começou a interessar-se pelos estudos sociais. O fato de Durkheim não ter seguido os preceitos da cultura judaica pode ter influenciado o teor de seus estudos e suas preocupações religiosas, preferindo analisá-las desde o ponto de vista social e não divino. Estudou as teorias de August Comte e Herbert Spencer, o que fez com que conferisse uma matriz científica às suas teorias.
David Émile Durkheim é considerado o pai da sociologia moderna, foi o fundador da escola francesa de sociologia, em 1887 quando é nomeado professor de padagogia e de ciência social na faculdade de Bordeaux, no sul da França, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica e reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito coesão social. Junto com Karl Marx e Max Weber, formam um dos pilares dos estudos sociológicos.
Durkheim escreveu obras que foram definitivas nos rumos dos estudos sociológicos. No livro "Da Divisão do Trabalho Social" (1893), ele estabeleceu as bases da sociedade comparando a um organismo vivo, onde cada parte funcionava como um órgão biológico que agiria de forma dependente. Assim, numa sociedade "doente", que ele denominava de anomia, a cura para o melhor funcionamento social seria a solidariedade orgânica.