Emile durkheim
Emile Durkheim nasceu em Epinal no ano de 1858, descendente de uma família de rabinos, iniciou seus estudos filosóficos na escola de Paris indo depois para a Alemanha. Durkheim é apontado como um dos primeiros grandes teóricos, ele e seus colaboradores se esforçaram para libertar a sociologia das demais teorias sobre a sociedade, sua preocupação era definir com precisão o objeto, o método e as aplicações dessa nova ciência.
Positivista ele queria definir a sociologia como uma nova ciência que estabelecia princípios e limites rompendo assim o “achismo”, que interpretava a realidade social de maneira vulgar e sem critérios.
Sendo assim três características básicas distinguem os fatos sociais, a primeira delas é a “coerção social” que nada mais é que a força que os fatos exercem sobre o individuo, levando-o a seguir as regras que a sociedade em que vivem impõe, independente de seu livre arbítrio, normalmente essa imposição vem devido a formação familiar em que ele esta subordinado, código de leis e regras morais, as “Legais e Espontâneas”, como ocorrem as legais são prescritas pela sociedade sob forma de leis, já as espontâneas são as que surgem como reação a conduta inadequada por um grupo ou por uma sociedade. Multas de transito são as legais pois estão previstas por leis, já uma reação negativa da sociedade é mais intimidadora do que a lei, jogar lixo no chão ou fumar em um local inadequado são comportamentos inibidos pela reação espontânea dos grupos que a isso se opõem. Já a “educação” é uma importante tarefa na conformação do individuo a sociedade em que vivem, depois de um determinado tempo, as regras se tornam vistas como hábitos, um exemplo disso seria quando rimos de uma situação simulada por uma comedia, a lição que devemos perante a sociedade tirar desse episodio é não nos comportamos daquela maneira.
A segunda caracteristica dos fatos sociais é que elas existem e atuam sobre o individuo independente de sua vontade, ao