Emergencias psiquiatricas
DE MISERICORDIA DE VITÓRA
EMERGÊNCIAS PSIQUIÁTICAS
Letícia Freitas ,Sabrine ,Zíbia Brum
Vitória ,14 de Julho de 2015.
CONCEITO
São quaisquer alterações nos pensamentos, sentimentos ou comportamentos para as quais se faz necessário intervenção imediata por representar risco significativo para pacientes ou para terceiros.
As emergências psiquiátricas incidem igualmente em homens e mulheres, pessoas solteiras ou casadas; cerca de 20% dos pacientes que procuram o hospital por condição psiquiátrica de emergência são suicidas e 10% são violentos.
CONCEITO
• Os diagnósticos mais comuns envolvem depressão e mania, esquizofrenia, dependência de álcool e mais atualmente, dependência de crack.
• Cerca de 40% dos pacientes atendidos em emergências psiquiátricas necessitam de internação.
OBJETIVOS DO ATENDIMENTO
a)Estabilização do quadro: deve-se estabelecer um sintomaalvo a ser abordado e controlado.
b)Estabelecimento de uma hipótese diagnóstica: Mesmo que provisória.
c)Exclusão de uma causa orgânica
d)encaminhamento
PRINCIPAIS EMERGÊNCIAS PSIQUIÁTRICAS
TRANSTORNOS PSICÓTICOS
TRANSTORNOS DO HUMOR
TRANSTORNOS DA ANSIEDADE (PÂNICO)
DEPENDÊNCIA QUÍMICA
QUADROS DEMENCIAIS
RETARDO MENTAL
TRANSTORNOS ALIMENTARES
SIMULAÇÃO
TRANSTORNOS PSICÓTICOS
Reconhece-se um prejuízo grosseiro no contato com a realidade, manifestado em uma percepção inadequada e persistente do mundo externo (alucinações e delírios), com ausência de juízo crítico ou com conduta intensamente desorganizada.
TRANSTORNOS DO HUMOR
• Estas mudanças vão desde oscilações normais, como nos estados de alegria e tristeza, até mudanças patológicas acentuadas e diferentes do normal, como episódios de MANIA, HIPOMANIA, DEPRESSÃO e
MISTOS.
• . É uma doença de grande impacto na vida do paciente, de sua família e sociedade, causando prejuízos freqüentemente irreparáveis em vários setores da vida do indivíduo, como nas finanças, saúde, reputação, além do