emenem

886 palavras 4 páginas
Tema: Capelania Hospitalar

Os 10 principais erros da alimentação
Alimentação Monótona
Deve procurar variar o máximo possível. Visite a nossa mais recente Roda Dos
Alimentos e procure seguir as nossas recomendações. Uma alimentação monótona pode dar origem a uma ingestão deficiente de determinados nutrientes essenciais, principalmente as vitaminas, fibras ou minerais.
Calorias a mais e exercício a menos
Hoje em dia, o trabalho é cada vez mais sedentário e o tempo para praticar algum exercício é cada vez mais escasso.
Além da falta de exercício, há o aumento de ingestão calórica e o incremento de alimentos processados e produtos alimentares pré-confeccionados, ricos em açúcar, sal e/ou gorduras.
O cocktail entre as calorias e o pouco exercício vai promover a obesidade e algumas doenças associadas à mesma, e à diminuição de capacidade competitiva no trabalho.
Falta do pequeno-almoço e intervalos longos entre refeições
O pequeno-almoço é a principal refeição do dia. Deve tomar um pequenoalmoço composto por derivado de leite, hidratos de carbono (sandes ou cereais) e uma peça de fruta.
Se não tomar pequeno-almoço e fizer intervalos longos entre as refeições pode ter consequências graves, nomeadamente a alterações metabólicas que favorecem a acumulação de gordura, perturbações digestivas (úlceras e gastrites), diminuição do rendimento físico e intelectual e pode contribuir para os acidentes de trabalho e de viação.
Excesso de bebidas alcoólicas
Há registos a nível nacional que indica que houve aumento do consumo de bebidas alcoólicas, como a cerveja e bebidas brancas, principalmente por jovens. O aumento das bebidas alcoólicas podem dar origem a: doenças do aparelho digestivo (cirrose, cancro fígado, cancro do estômago), perturbações nervosas e mentais, diminuição da capacidade intelectual e absentismo no trabalho. Excesso de gorduras
A alimentação proveniente de alimentos processados, e as refeições fast-food são ricas em gorduras,

Relacionados

  • emenem
    1207 palavras | 5 páginas
  • Educação
    156972 palavras | 628 páginas