Embutimento
Descrever o processo de fabricação de uma determinada peça, mostrando todas as etapas do processo com ênfase no tratamento térmico que é uma das partes mais importantes no processo de produção.
Parte A
2. PRÁTICA DOS TRATAMENTOS TÉRMICOS
O conhecimento prático de tratamento térmico de aços é extremamente importante quando se quer melhores resultados quanto à qualidade dos variados tipos de aços em uso no mercado. A experiência, em muitos casos, é muito mais valiosa do que depender apenas de máquinas automáticas.
Na década de 70, quando ocorreu a crise do petróleo, foram adotadas novas técnicas visando a redução de energia, tais como:
Utilização do leito fluidizado ( refere-se a um leito de sólidos finamente divididos através dos quais um gás passa e encontra-se num estado intermediário ao de um leito estático e de um em que os sólidos estão suspensos no fluxo gasoso tal como ocorre no transporte pneumático).
Emprego de mini processadores e computadores para controle do processo.
Emprego de recuperadores de calor.
Aplicações de novas técnicas de têmpera: superficial, por indução, raios laser e feixe eletrônico.
Elevação das temperaturas de tratamento, com o intuito de diminuir tempo em processo.
Emprego de polímeros liquefeitos, ao invés de óleos.
Ferramentas do tipo tenazes são importantes para o processo em geral. Há a necessidade de possuir tenazes de vários tipos para suprir a necessidade de utilização em peças de variados formatos. Além das tenazes, outra ferramenta importante para o processo é o gancho, que é utilizado quando as peças passam por banho de sal ou outro resfriamento.
Os fornos empregados em tratamentos térmicos são dos tipos: intermitentes e contínuos.
Os fornos intermitentes são utilizados para processar pequenos volumes de peças (termicamente). São usados para tratar peças que não se adaptam aos fornos contínuos ou peças de grande dimensão.
Alguns tipos de fornos intermitentes: forno de caixa;