Embutidos
Publicada em: 04/11/2011
Tamanho da letra: Aumentar Diminuir
[pic]
"A fabricação de embutidos pode ser considerada boa opção no segmento das indústrias alimentícias"
Produtos embutidos são aqueles elaborados com carnes ou outros tecidos animais comestíveis, curados ou não, tendo, como envoltório natural, tripas, bexigas ou outras membranas animais ou envoltórios artificiais apropriados.
Existem os embutidos frescos (linguiças), os secos (salames, mortadela) e os cozidos (salsicha, presunto).
A matéria-prima básica utilizada é a carne. Ainda são utilizadas as seguintes matérias-primas: tripas, condimentos e aditivos, temperos e outros. Equipamentos para uma fábrica de embutidos:
- Câmara frigorífica
- Misturador
- Moedor
- Ensacadeira
- Balanças
- Máquina para fazer salame e presunto
- Utensílios diversos (usados em frigoríficos e açougues)
- Mesa de ferro e tampo de polipropileno
- Seladora a vácuo (para embalar os produtos)
A fabricação de embutidos pode ser considerada boa opção no segmento das indústrias alimentícias. No início do empreendimento, sugere-se a produção de apenas um tipo de embutido, visando diminuir o custo do investimento inicial. A partir do início da produção e com a conquista de mercado, pode-se ampliar a variedade de produtos, com a aquisição de novos equipamentos.
O mercado de embutidos é competitivo, mas a qualidade, o preço, a apresentação e principalmente, o atendimento aos clientes são os principais diferenciais.
A qualificação dos ingredientes obedece a uma formulação básica, que varia de produto para produto. Tanto a tripa natural quanto a artificial oferecem resultados satisfatórios. Porém, as tripas artificiais têm sido as preferidas, pois as naturais estão cada vez mais escassas e são de alto custo. As tripas de colágeno e celulósicas, que não apresentam esses problemas, ainda oferecem qualidade visual superior à de outras.
De