Embrião
Final da 8º semana após a fertilização.
A Formação do zigoto é dominada de Clivagem.
Mórula: em que se forma um maciço celular com poucas células;
Blástula: em que é aumentado o número de células e se forma uma cavidade interna cheia de líquido.
Mórula massa compacta de células •No final da segunda semana o sistema circulatório da mãe passa a envolver o embrião, conectando-se com veias que o embrião forma, para desenvolver a placenta, auxiliando o envio de nutrientes ao embrião.
Na terceira semana começa o processo de gastrulação, onde há a formação da mesoderme intra embrionária, do tubo neural e também a formação cardiovascular do embrião.
• A partir da quarta semana o coração forma uma saliência no tórax, começando o bombeamento sanguíneo, já podem ser observados pequenos braços, as pernas começam a se tornar visíveis no final desta semana, quando já podem ser identificados os olhos e as orelhas.
• Durante a quinta semana, as alterações no embrião em desenvolvimento são bem menores. Como o cérebro cresce muito rápido, a cabeça continua aumentando; os braços possuem formato em pás e as pernas, de nadadeiras. • Entre a quinta e oitava semana, o embrião começa a adquirir sua forma final, onde há o desenvolvimento dos braços, cotovelos, joelhos, o nariz já pode ser distinguido e o embrião possui aproximadamente 2,5 centímetros. Já no início da nona semana, o embrião passa a ser chamado de feto, se desenvolvendo até o dia do nascimento.
5º
8º
Feto