Embriologia
Humana & Vegetal
Desenvolvimento Embrionário
O zigoto é portador do material genético fornecido pelo espermatozoide e pelo óvulo.
O zigoto irá se dividir muitas vezes por mitose até originar um novo indivíduo.
Todas as células que formam o corpo de um indivíduo possuem o mesmo patrimônio genético que existia no zigoto. Apesar disso, ao longo do desenvolvimento embrionário as células passam por um processo de diferenciação celular em que alguns genes são “ativados” e outros são
“desativados”, sendo que somente os “ativados” coordenam as funções das células.
Dessa maneira surgem tipos de células com formatos e funções distintas, que se organizam em tecidos.
O conjuntos de tecidos reunidos formam os órgãos.
Os grupos de órgãos formam os sistemas que, formam o organismo. (Células – tecidos – órgãos – sistemas – organismos) Fases do desenvolvimento embrionário Humano
Humanos apresentam grande diversidade de desenvolvimento embrionário.
De modo geral, em praticamente todos ocorrem três fases consecutivas: blastocisto, fase embrionária, fase fetal, placenta.
Blastocisto:
Nessa fase, o embrião vive à custa do material difusível através do endométrio, uma vez que suas reservas nutritivas (vitelo) são mínimas.
A implantação ocorre normalmente na parede posterior do útero, no espaço entre a abertura de glândulas do endométrio. Não é raro, porém, o blastocisto implantar-se em locais anormais, fora do útero.
Em geral isso leva à morte do embrião, e a mãe sofre severa hemorragia durante o primeiro ou segundo mês de gestação. Fase Embrionária:
Durante o segundo mês de gestação (terceira à oitava semana do desenvolvimento embrionário), o embrião atinge cerca de 25mm.
As partes da cabeça e do tronco já podem facilmente ser reconhecidas, dobrado sobre si mesmo.
O embrião mantém a parte superior da cabeça voltada para baixo, e também já aparecem os rudimentos dos membros (quarta a quinta semana).
Os órgãos genitais podem ser