EMBRIOLOGIA
Introdução
A implantação do blastocisto completa-se durante a segunda semana de desenvolvimento embrionário.A medida que esse processo prossegue, ocorrem no embrioblasto mudanças que produzem um disco embrionário bilaminar composto por duas camadas.
Nas duas primeiras semanas, as células do embrião investem muito na proteção deles, porque qualquer deslize, qualquer descamação do endométrio ou qualquer trauma é fatal para o embrião.Quando o embrião entra no endométrio da mãe, a camada externa de células chamada trofoblasto vai tendo mais contato com esse endométrio e se diferencia em outras duas camadas: citotrofoblasto e sinciciotrofoblasto.
Sinciciotrofoblasto: massa multinucleada que se expande rapidamente na qual nenhum limite celular é visível, por causa da ação dele que o blastocisto consegue "se afundar"no endométrio.
Citotrofoblasto: formado por células que possuem apenas um núcleo, sofrem mitose e as novas células formadas vão para o sinciciotrofoblasto.
O sinciciotrofoblasto produz um hormônio (Gonadotrofina Coriônica Humana) o hCG. hCG mantem a atividade hormonal do corpo lúteo no ovário durante a gravidez e forma a base dos testes de gravidez. no fim da segunda semana, o sinciciotrofoblasto produz uma quantidade de hCG suficiente para dar um teste positivo para a gravidez, mesmo que a mulher não saiba que está gravida.
FORMAÇÃO DA CAVIDADE AMNIÓTICA E DO DISCO EMBRIONÁRIO
Durante a implantação o trofoblasto se divide em sinciciotrofoblasto e citotrofoblasto. Depois, surge a cavidade amniótica primordial, e o disco embrionário (formado pelo epiblasto e hipoblasto). Essas camadas de células do epiblasto e hipoblasto formam as várias estruturas do embrião e os folhetos germinativos. Surge o disco embrionário originado de camadas germinativas que formam todos os tecidos e órgãos do embrião.O disco embrionário tem crescimento lento, quando