Embriologia
Segmentação
Nesta, ocorrem diversas divisões sucessivas por mitose, denominadas clivagens (série de divisões mitóticas, onde o volume citoplasmático do zigoto é dividido em várias células menores.), onde o volume do embrião se mantém. As células resultantes, dando origem a blastômeros (células-filhas originárias do ovo fecundado). Tais eventos podem ocorrer em todo o zigoto, ou não, sendo este fato, e também a velocidade de divisão, influenciados pela quantidade de vitelo: quanto maior a sua concentração, menor a velocidade das clivagens.
Geralmente, durante as divisões, há a formação de um maciço celular com algumas dezenas de células, denominado mórula. Progressivamente, o número de células aumenta, e há o surgimento de uma cavidade interna denominada blastocele, esta sendo preenchida de líquido sintetizado por algumas de suas células. Nessa fase da segmentação, o embrião é chamado de blástula.
Na segmentação, o volume celular continua basicamente o mesmo.
Posteriormente, as células se afastam do centro, onde se forma uma câmara cheia de líquido. Nesse estágio, o embrião é chamado blástula. Devido ao consumo de material nutritivo, o volume da blástula é menor que o do zigoto.
Gastrulação
Nesta fase é definido o plano corporal do indivíduo, a partir da formação dos folhetos germinativos:
Ectoderma - é a camada primária do disco embrionário, de que se derivam a epiderme e os tecidos epidérmicos (unhas, cabelos), o esmalte dentário, os órgãos dos sentidos (olfativo, auditivo, ocular), as glândulas mamárias, etc.
Endoderma- Trata-se de um folheto embrionário que tem como origem os macrômeros da blástula, que se dobram para dentro do blastocele dando origem ao arquêntero e ao blastóporo. Do endoderma se originam os órgãos do aparelho digestivo e o revestimento interno do sistema respiratório.
Mesoderma- A mesoderma é um dos três folhetos embrionários que se formam durante a gastrulação no embrião dos animais