embriologia
2) Letra E
3) Letra D
4) Letra C
5) Tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular, tecido nervoso.
6) É o conjunto de células semelhantes e justapostas, ou seja, uma camada de células coesas entre si, revestindo externamente a estrutura corporal, realizando também a delimitação das cavidades internas, bem como formação dos órgãos e glândulas. O tecido epitelial possui as células unidas entre si, protegendo o corpo de penetração de agentes quimicos, fisicos, biológicos, por isso é grande importancia a justa posição.
7) Glandula exócrina: Possui contato com o TER e por isto lança seus produtos neste seu epitélio de origem. As glandulas exócrinas classificam-se em: -Glandula Holocrina: Junto ao lançamento da secreção saem as células que a produziram.
Exemplo: glândula sebácea. - Glandula merócrina: Apenas lança o produto de secreção. Exemplo: glândula salivar.
- Glandula Apócrina: Junto ao lançamento da secreção sai o ápice das células que compõem a glândula. Exemplo: Glândula mamaria.
Glandula Endocrina: Não possui contato com o TER, mas lança seus produtos diretamente na corrente sangüínea.
Glandula Mista: Apresentam regiões endócrinas e exócrinas ao mesmo tempo. É o caso do pâncreas.
8) Caracteristiscas das células: - Fibroblastos: Origina-se de células mesenquimais indiferenciadas; são predominantes no tecido conjuntivo; podem apresentar-se nas formas:
?Fibroblasto ativo;
?Fibroblasto quiescente (fibrócito);
- Pericitos: São derivadas das células mesenquimais indiferenciadas e permanecem com o papel pluripotencial (capacidade de originar diferentes tipos celulares) das células mesenquimais; são menores que os fibroblastos e estão localizados nas proximidades dos vasos sanguíneos; Função: reposição das células do conjuntivo (não-degeneradas ou degeneradas).
- Células adiposas: São responsáveis pela síntese e armazenamento de gorduras neutras;
Células adiposas uniloculares:
As gorduras são armazenadas sob forma de triglicerídeos e