EMBRIOLOGIA
EMBRIOLOGIA
CANOAS, 2014
A maioria das espécies animais e vegetais apresenta mecanismos de reprodução sexual que consistem basicamente na formação dos gametas masculinos e femininos, células especiais que possuem a metade dos cromossomos (onde está contida a informação genética) que o adulto requer e que, mediante sua união, formam o ovo ou zigoto, a partir do qual se origina um novo indivíduo.
Embriologia é a ciência biológica que estuda nos vegetais e animais, o desenvolvimento da semente ou do ovo até constituir um espécime completo. Para alguns, seu campo de aplicação se estende aos processos de formação dos gametas e à fecundação.
Veremos aqui algumas das variações que podem ocorrer nesse processo de reprodução.
O que é Gravidez ectópica?
A gravidez comum começa com um ovo fertilizado. Normalmente, o óvulo fertilizado se prende ao revestimento do útero. No caso da gravidez ectópica, o óvulo fertilizado se implanta em algum lugar fora do útero.
Uma gravidez ectópica tipicamente ocorre em uma das trompas de falópio, um tubo que conduz os óvulos dos ovários para o útero. Esse tipo de gravidez ectópica é conhecida como gravidez tubária. Em alguns casos, no entanto, uma gravidez ectópica ocorre na cavidade abdominal, do ovário ou no colo do útero.
Uma gravidez ectópica não pode prosseguir normalmente. O ovo fertilizado não sobrevive, e o feto em crescimento pode destruir várias estruturas maternas. Se não for tratada, há o risco de hemorragias, que podem ser fatais. O tratamento precoce de uma gravidez ectópica pode ajudar a preservar a fertilidade.
Sintomas de Gravidez ectópica
No início, uma gravidez ectópica muitas vezes é sentida como uma gravidez normal, com sintomas tais como:
Atraso na menstruação
Seios sensíveis e inchados
Fadiga
Náusea
Aumento da micção.
Os primeiros sinais de uma gravidez ectópica podem incluir:
Hemorragia vaginal, que pode ser leve
Dor abdominal ou dor pélvica,