Embriologia
HUBERTT LIMA VERDE DOS SANTOS – huberttlima@gmail.com
REPRODUÇÃO E EMBRIOLOGIA
SEGMENTAÇÃO
PROFº: HUBERTT LIMA VERDE – huberttgrun@hotmail.it
segmentação ou clivagem.
É
o segundo estado de desenvolvimento do embrião dos animais. A blastocele é o resultado da secreção de líquido pelos blastômeros.
Introdução:
Uma vez realizada a fecundação, a célula-ovo ou zigoto formada inicia um processo de clivagem, isto é, em segmentação ou divisão para formar os dois primeiros segmentos que serão chamados blastômeros. O termo blastômero quer dizer segmento jovem ou os primeiros segmentos surgidos das divisões mitóticas do ovo.
Conceito de Segmentação ou Clivagem:
Corresponde a divisão do zigoto em um certo número de células denominadas de blastômeros. A segmentação termina com a formação de uma figura embrionária chamada de blástula. O tipo de segmentação é determinada pela quantidade de vitelo existente no zigoto. Sendo substância inerte, o vitelo, quando em grande quantidade, pode dificultar ou mesmo impedir a segmentação total do zigoto.
A célula-ovo (zigoto) sofre sucessivas divisões originando células menores chamadas blastômeros. A divisão da célula-ovo até a formação dos blastômeros recebe o nome de clivagem.
O blastômero é a estrutura que resulta da divisão do ovo fertilizado, durante o desenvolvimento embrionário.
No seu caminho até ao útero, o ovo permanece livre nos líquidos da secreção tubária e uterina. Aqui não vai crescer, mas divide-se ativamente fazendo com que se diminuam o tamanho das células-filhas. Chama-se a este processo de clivagem, consistindo em sucessivas divisões mitóticas do zigoto, resultando num rápido aumento do número de células. As células-filhas originárias do ovo fecundado são denominadas blastômeros.
Eles vão dar origem à mórula.
A Segmentação ocorre a partir a Célula - ovo – Blástula –
Mórula.
Resumindo:
Uma vez realizada a fecundação, a célula-ovo ou zigoto