Embriologia
Profa CRISTINA BENELI
1. Por que a embriologia humana é estudada? Há algum valor prático para a Medicina e outras áreas da saúde?
Embriologia humana é a parte da embriologia que estuda o do desenvolvimento humano durante as primeiras oito semanas da gametogênese: da fertilização até a 8ª semana após a implantação do zigoto no útero. Após as oito semanas, o embrião se torna um feto.
2. Como é feito o cálculo do tempo de gestação? Qual a diferença entre a data de fecundação e a data utilizada pelos médicos e enfermeiros?
Para os médicos, a gravidez dura 40 semanas. Como na maioria das vezes não dá para saber exatamente que dia aconteceu o encontro entre o óvulo e o espermatozóide, os médicos resolveram começar a contagem sempre a partir do primeiro dia da última menstruação.
3. Qual é a causa mais comum de aborto durante a primeira semana de desenvolvimento?
Aborto espontâneo é o término acidental de uma gravidez com menos de vinte semanas de gestação. A causa mais comum é um defeito cromossômico no embrião ou feto que impede seu desenvolvimento natural. O defeito pode ser hereditário, causado pela exposição da mãe a certos medicamentos ou radiação, ou resultar de doenças infecciosas.
4. Como o zigoto é nutrido durante a primeira semana de desenvolvimento?
O zigoto, início do desenvolvimento do seu bebê, não tem muitas reservas nutritivas, antes da nidação, sua nutrição depende de materiais existentes no interior da trompa (onde houve a fecundação) e do útero. Após sua implantação na parede uterina, os nutrientes serão obtidos a partir de materiais gerados pela destruição dos tecidos ao seu redor para que ele possa penetrar nesse local.
5. O que significa gravidez ectópica? Quais são os locais mais frequentes?
Ectópica significa "fora do lugar." Em uma gravidez ectópica, o óvulo fertilizado se implanta fora do útero. O óvulo fica nas trompas de falópio em mais de 95% das gravidezes ectópicas. Esta é a razão