Embriologia Sistema Muscular Alceu
A primeira indicação de em mioblastos. Logo após essas células miogênese (formação muscular) é o alongamento dos núcleos e dos corpos celulares das células mesenquimais ao se diferenciam em mioblasto. Logo após, essas células primordiais se fusionam para formar estruturas cilíndricas, alongadas e multinucleadas – os miotubos. O crescimento muscular durante o desenvolvimento resulta da contínua fusão mioblastos e miotubos. Os miofilamentos desenvolvem-se no citoplasma dos mitubos durante e depois da fusão dos mioblastos. Logo após desenvolvem-se as miofibras e outras organelas características das células musculares estriadas. Os fibroblastos produzem as camadas do perimísio e do peimísio da bainha fibrosa; o endomísio é formado pela lâmina externa, derivada das fibras musculares, e pelas fibras reticulares. O aumento do tamanho de um músculo após o primeiro ano resulta de um aumento no diâmetro das fibras devido a formação de mais miofilamentos. Os músculos aumentam em comprimento e expessura para crescer junto com o esqueleto. Seu tamanho final depende da quantidade de exercício executado.
Músculos dos Membros
A musculatura dos membros desenvolvelm-se a partir dos mioblastos que envolvem os ossos em desenvolvimento. Células miogênicas se originam dos somitos e as mesmas se localizam primeiramente na parte ventral do dermomiótomo e são de natureza epitelial. Após a transformação epitélio-mesenquimal, as células migram para a origem dos membros.
Desenvolvimento do Músculo Liso
O músculo liso da parede de muitos vasos sanguíneos e linfáticos surge do mesoderma somático. O primeiro sinal do músculo liso é o desenvolvimento dos núcleos alongados nos mioblastos fusiformes. A medida que as células musculares lisas se diferenciam, elementos de contração filamentosos citoplasmáticos. Conforme as fibras musculares se desenvolvem em camadas ou feixes, elas recebem inervação autônoma. Os fibroblastos e as células musculares